Usar cinturão para malhar é mesmo necessário?

O cinturão usado pelos powerlifters, os levantadores de peso, tem o objetivo de promover estabilidade na coluna vertebral pela compressão abdominal. O abdômen comprime a coluna, a tracionando e evitando a compressão dos discos na hora do exercício. 

cinto_harb

O core, como é chamado o conjunto de músculos que envolvem essa região lombar-abdominal, atua como estabilizador do corpo durante os movimentos, até mesmo no simples caminhar, sentar ou levantar. É possível até realizar essa compressão sem o uso do cinto com a manobra chamada “bracing”, que consiste em encher o abdômen de ar e mantê-lo contraído durante a realização do exercício. Mas tanto o cinto quanto o “bracing” tem hora certa pra entrar em cena. 

O pesquisador Giacobbe (1990), após estudo com pessoas bem treinadas, conclui que a utilização do cinto auxilia na execução correta dos movimentos pois aumenta a pressão intra-abdominal, desta forma auxiliando no momento do arranque principal do movimento, sem o risco de comprometer a técnica e ainda estabilizando todo o tronco na fase de maior força, que é quando podemos causar as lesões.

Miranda, (2004) descreve baseado em sua pesquisa feita com pessoas destreinadas, constatou que o cinto é um equipamento de grande importância para os exercícios de agachamento, tanto o profundo e o em 90° como o stiff, além do levantamento terra. As contrações ocorridas nos músculos abdominais e no diafragma causam uma pressão intra-abdominal.

Desta forma, esta pressão estabiliza a coluna e principalmente diminui a força compressiva nos discos intervertebrais. Este fator acontece principalmente na região lombar pela maior compressão. Desta forma, estes pesquisadores concluíram que o cinto tem como função não só o auxílio na segurança e na saúde da coluna vertebral como no desempenho.

Todas estas pesquisas evidenciam algo de certa forma óbvia, que o cinto lombar auxilia na estabilização dos movimentos do tronco. Sua função é antes de mais nada protetiva, pois evita o deslocamento lateral dos discos intervertebrais, que causam a hérnia de disco a longo prazo.

Além disso, em casos mais brandos de hérnia de disco, como citei neste artigo (hérnia de disco e musculação) pessoas com esta patologia podem executar movimentos que seriam proibidos para portadores desta.

fonte:
treinomestre.com.br/qual-importancia-cinto-lombar-na-musculacao/
globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/05/usar-cinturao-para-malhar-e-mesmo-necessario-educadora-fisica-explica.html

Na Loja InShape você encontra cinturões, luvas de treino e toda  linha de acessórios Harbinger para pronta entrega.

har5

Se deseja comprar on-line, acesse aqui nossa loja virtual: www.inshapenutrition.com.br

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s