Blog

Proteína vegetal tem a mesma eficácia que o whey protein?

Uma das dúvidas comuns de quem decide eliminar alimentos de origem animal do cardápio (carne, ovo, leite) é: como fazer para ingerir a quantidade adequada de proteínas? Entre os que praticam exercícios físicos, então,essa questão é ainda mais comum, já que as proteínas são essenciais para o funcionamento do nosso organismo e para a construção de tecidos, entre eles os músculos.
“Um vegano que passa por um nutricionista e segue um plano alimentar adequado, suplementando e substituindo as proteínas animais por vegetais nas quantidades necessárias, consegue um ganho de massa muscular eficaz diz Alan Tiago Scaglione, nutricionista da clínica Estima Nutrição (SP) e especialista em suplementação nutricional
“Um vegano que passa por um nutricionista e segue um plano alimentar adequado, suplementando e substituindo as proteínas animais por vegetais nas quantidades necessárias, consegue um ganho de massa muscular eficaz”,

Para escolher o melhor produto, Scaglione diz que os suplementos de arroz e ervilha são os mais recomendados, já que, entre as opções vegetais, têm maior presença de aminoácidos importantes para o nosso organismo.“A gente já sabe que os suplementos de origem vegetal são concentrados e podem, sim, fazer o anabolismo [síntese dos nutrientes pelo corpo] e a hipertrofia [desenvolvimento muscular], desde que a pessoa faça a ingestão da dose diária recomendada de proteína”, afirma Astrid Pfeiffer, nutricionista

Para escolher o melhor produto, Scaglione diz que os suplementos de arroz e ervilha são os mais recomendados, já que, entre as opções vegetais, têm maior presença de aminoácidos importantes para o nosso organismo.
Recentemente novos ensaios clínicos mostram que os suplementos proteicos vegetais parecem possuir qualidades equivalentes a proteína do soro do leite. Um exemplo é o estudo randomizado, duplo-cego e controlado de Babault et al publicado em 2015 no Journal of the International Society of Sports Nutrition, onde 161 homens, entre 18 e 35 anos praticantes de musculação foram divididos em três grupos que foram acompanhados por 12 semanas.
No primeiro grupo, 53 indivíduos receberam suplementação com proteína da ervilha (veggie protein). No segundo grupo, 54 indivíduos receberam suplementação com proteína do soro do leite (whey protein). Já no terceiro grupo 54 indivíduos receberam o placebo.
Os resultados mostraram um significativo aumento da espessura muscular em ambos os grupos com a suplementação proteica (whey ou ervilha) em comparação com o grupo placebo. Esse estudo é interessante, pois apesar dos resultados benéficos similares entre as proteínas (animal e vegetal) a composição dos aminoácidos em ambas as fontes proteicas é completamente diferente. Por exemplo, 100g de whey possui 8,6g de leucina. A proteína da ervilha possui uma quantidade menor de 6,4g. Ao contrário, a ervilha possui 6,6g de arginina enquanto que o whey tem apenas 2,1g. m suplementação com proteína da ervilha (veggie protein). No segundo grupo, 54 indivíduos receberam suplementação com proteína do soro do leite (whey protein). Já no terceiro grupo 54 indivíduos receberam o placebo.
fontes:globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/06/whey-e-veggie-protein-esclareca-principais-duvidas-sobre-o-suplemento.html
vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/19/whey-vegano-proteina-vegetal-tem-a-mesma-eficacia-que-a-de-origem-animal.htm

Na Loja Inshape você encontra proteínas veggie para pronta entrega. Venha nos visitar e conhecer maiores detalhes dos produtos. Se preferir comprar on-line acesse www.inshapenutrition.com.br

vegan1vegan2

 

 

 

Whey protein Isolada, Hidrolisada ou Concentrada? Diferenças.

Para a  hipertrofia muscular é fundamental a prática de exercício de força, como musculação e crossfit, e a nutrição adequada. Indivíduos fisicamente ativos e atletas precisam de maior ingestão proteica do que indivíduos sedentários para haver aumento de massa muscular.

Whey protein é a proteína extraída do soro de leite, atualmente bastante difundida entre os praticantes de atividades físicas, sobretudo musculação.

O whey protein apresenta rápida absorção, aumento temporário nos níveis de aminoácidos no sangue e sinalização para síntese proteica no músculo. Tem excelente perfil de aminoácidos, principalmente o leucina, que favorece o anabolismo muscular.

Whey Protein concentrada: pode conter entre 25 a 89% de proteínas, carboidratos (lactose) e lipídeos. Um bom whey concentrado contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, reduzindo a quantidade de carboidratos e gorduras. O Whey Concentrado devida a baixa filtragem conserva bem frações puras de soro de leite.

Whey protein isolada: sofre processo de filtração obtendo mais de 90% de proteínas, possui maior grau de pureza, sendo removidos à lactose e gorduras. A proteína isolada do leite é extraída do soro do alimento e contém grandes quantidades de todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo

Whey protein hidrolisada: por um processo chamado hidrólise, as cadeias de proteína são quebradas em segmentos ainda menores, chamados peptídeos, garantindo maior velocidade de absorção, facilitando a digestão e sendo mais rapidamente e facilmente absorvidas. Entretanto, este processo de hidrólise pode estar presente na forma de whey protein concentrada (que terá lactose) e na forma isolada. Existem benefícios para atletas que treinam em intervalos curtos e utilizam este suplemento entre os treinos, precisando de rápida digestão e absorção.

fonte: globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2016/08/diferencas-entre-proteina-isolada-concentrada-e-hidrolisada-veja-tipos.html

Na loja InShape você encontra uma grande variedade de proteínas, para pronta entrega.

A linha da Essential Nutrition, por exemplo, é completa em proteínas isoladas, concentradas e hidrolisadas. A Essential desenvolveu seu portfólio de proteínas com origem no soro do leite (whey protein), na carne (beef protein) e uma linha vegana (veggie protein)  que combina a proteína isolada da batata e da ervilha e proteína orgânica da amêndoa, uma suplementação 100% vegetal, ideal para veganos e vegetarianos, sem adição de açúcares e adoçantes artificiais, livre de lactose, glúten e proteínas lácteas como a caseína.

 

Na Loja Inshape você encontra toda a linha Essential Nutrition para pronta entrega. Venha nos visitar e conhecer maiores detalhes dos produtos. Se preferir comprar on-line acesse www.inshapenutrition.com.br

SONY DSCSONY DSC

SONY DSC

Usar cinturão para malhar é mesmo necessário?

O cinturão usado pelos powerlifters, os levantadores de peso, tem o objetivo de promover estabilidade na coluna vertebral pela compressão abdominal. O abdômen comprime a coluna, a tracionando e evitando a compressão dos discos na hora do exercício. 

cinto_harb

O core, como é chamado o conjunto de músculos que envolvem essa região lombar-abdominal, atua como estabilizador do corpo durante os movimentos, até mesmo no simples caminhar, sentar ou levantar. É possível até realizar essa compressão sem o uso do cinto com a manobra chamada “bracing”, que consiste em encher o abdômen de ar e mantê-lo contraído durante a realização do exercício. Mas tanto o cinto quanto o “bracing” tem hora certa pra entrar em cena. 

O pesquisador Giacobbe (1990), após estudo com pessoas bem treinadas, conclui que a utilização do cinto auxilia na execução correta dos movimentos pois aumenta a pressão intra-abdominal, desta forma auxiliando no momento do arranque principal do movimento, sem o risco de comprometer a técnica e ainda estabilizando todo o tronco na fase de maior força, que é quando podemos causar as lesões.

Miranda, (2004) descreve baseado em sua pesquisa feita com pessoas destreinadas, constatou que o cinto é um equipamento de grande importância para os exercícios de agachamento, tanto o profundo e o em 90° como o stiff, além do levantamento terra. As contrações ocorridas nos músculos abdominais e no diafragma causam uma pressão intra-abdominal.

Desta forma, esta pressão estabiliza a coluna e principalmente diminui a força compressiva nos discos intervertebrais. Este fator acontece principalmente na região lombar pela maior compressão. Desta forma, estes pesquisadores concluíram que o cinto tem como função não só o auxílio na segurança e na saúde da coluna vertebral como no desempenho.

Todas estas pesquisas evidenciam algo de certa forma óbvia, que o cinto lombar auxilia na estabilização dos movimentos do tronco. Sua função é antes de mais nada protetiva, pois evita o deslocamento lateral dos discos intervertebrais, que causam a hérnia de disco a longo prazo.

Além disso, em casos mais brandos de hérnia de disco, como citei neste artigo (hérnia de disco e musculação) pessoas com esta patologia podem executar movimentos que seriam proibidos para portadores desta.

fonte:
treinomestre.com.br/qual-importancia-cinto-lombar-na-musculacao/
globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/05/usar-cinturao-para-malhar-e-mesmo-necessario-educadora-fisica-explica.html

Na Loja InShape você encontra cinturões, luvas de treino e toda  linha de acessórios Harbinger para pronta entrega.

har5

Se deseja comprar on-line, acesse aqui nossa loja virtual: www.inshapenutrition.com.br

 

 

Probióticos ajudam a combater 9 problemas sérios de saúde

Só de olhar para a barriga não dá para desconfiar, mas ali dentro moram no mínimo 10 trilhões de micro-organismos. Uma população pra lá de numerosa – a título de comparação, em todo o planeta somos, atualmente, 7,3 bilhões de habitantes. A esse universo abrigado no aparelho digestivo deu-se inicialmente o nome de flora intestinal, devidamente rebatizada de microbiota.

“Nos últimos anos, o número de evidências sobre a influência da microbiota na saúde aumentou muito”, afirma Elisabeth Neumann, professora do Laboratório de Ecologia e Fisiologia de Micro-organismos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Essa influência, é bom que se diga, nem sempre é positiva. “O desbalanço nas populações bacterianas está associado a diversas doenças”, conta a nutricionista Adriane Antunes, professora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

Uma equação bem simples denota essa quebra de equilíbrio: os micróbios potencialmente nocivos, que também habitam o intestino, se multiplicam a ponto de se sobrepor no jogo de influências sobre os bichinhos benfeitores. Uma das maneiras de evitar que isso aconteça ou reverter a situação é investir nos probióticos, bactérias reconhecidamente benéficas e que podem ser encontradas em iogurtes, leites fermentados, queijos, além de cápsulas e sachês.

Propriedade dos Probióticos:

1- Aumenta a Imunidade.

2- Auxilia em casos de problemas intestinais.

3- Previne obesidade.

4- Auxilia na prevenção de problemas bucais como a cárie e a periodontite.

5- Estimula a produção de substancias que regulam a pressão arterial e o colesterol.

6- Contribui com a saúde da flora vaginal.

7 –  Tem indicação das bactérias boas durante o tratamento de tumor colorretal.

8- Auxilia a produção de neurotransmissores que combatem o estresse e a ansiedade.

9 – Contribui para a hidratação da pele.

fonte:  saude.abril.com.br/alimentacao/probioticos-ajudam-a-combater-9-problemas-serios-de-saude/

 

Na loja InShape você encontra o probiótico Simfort da Vitafor.

loja_simfort

Benefícios Simfort:
* Contribui para uma flora intestinal saudável.
* Recuperação e manutenção de uma microbiota intestinal saudável.
* Combate os microorganismos patogênicos.
* Restauração da microbiota intestinal após o uso de antibióticos.
* Promoção da digestão da lactose em pessoas com intolerância.
* Aumento da absorção de minerais e da produção de vitaminas.

SimFort é um mix Probiótico que compõe as 5 principais espécies de microorganismos benefícos que constituem a microbiota intestinal. Probióticos são microorganismos vivos, administrados em quantidade adequadas, que conferem benefícios à saúde. Contém Lactobacillus Acidophilus; Casei e Lactis e também os Bifidobacterium Lactis e Bifidum.

CLIQUE AQUI E COMPRE ON-LINE

Suplementação pós cirurgia bariátrica

post1a

A cirurgia bariatrica representa atualmente a melhor estratégia para tratamento da obesidade mórbida. Entretanto, a rápida perda ponderal que ocorre após a cirurgia vem acompanhada de uma considerável perda de massa muscular.

Segundo as recomendações mais atuais para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, a ingestão de proteínas deve ser de 60 a 120g/dia, sendo indispensável a priorização de proteínas de alto valor biológico (proteínas completas, que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas).  Para atingirmos esta recomendação, precisamos fazer uso de suplementos proteicos, pois a quantidade de proteína ingerida só através das refeições é muito baixa, principalmente nos primeiros 6 meses de pós operatório.

São várias as opções de suplementos proteicos no mercado. Qual indicar? Qual o melhor?  Recomenda-se o desenvolvimento de estratégias que visem a  complementação proteica com preparados de alto valor nutritivo, fácil digestibilidade e boa aceitabilidade pelos pacientes. Encontramos várias opções no mercado: o whey protein, a caseína, a albumina, o isolado proteico de soja e proteína de ervilha ou arroz (opções para veganos).

O Whey Protein, em comparação ao outros suplementos, é o de melhor absorção e o que promove maior saciedade. Possui maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (importantes para prevenir a degradação do tecido muscular) e não possui lactose. Alguns estudos também destacam que o consumo de whey tem efeito estimulante do sistema imunológico.

Outro aspecto importante a ser avaliado é o tipo de whey que vamos prescrever. O Whey protein isolado é mais puro e concentrado, contêm 90% ou mais de proteína e pouca ou nenhuma lactose e gorduras. O Whey proteinconcentrado possui entre 29% e 89% de proteína, dependendo do fabricante. A medida em que a concentração de proteína diminui, aumenta a de gorduras e/ou lactose. O Whey protein hidrolisado tem mais cadeias proteicas quebradas em peptídeos, sendo uma fonte proteica de qualidade, e geralmente causa menos reação alérgica.

Na Loja InShape você encontra uma ampla variedade de proteínas das melhores marcas nacionais e importadas, além de polivitamínicos como o Bariatric Fusion, formulado especialmente para o pós operatório, e probióticos como o Simfort.

Venha nos vistar e conheça toda a linha.

Se preferir comprar on-line, acesse nosso site de e-commerce :

 www.inshapenutrition.com.br

Fonte: https://www.sbcbm.org.br/suplementacao-proteica-apos-a-cirurgia-bariatrica/